domingo, 29 de novembro de 2009

Fatos e Fotos

Se entendi bem a proposta, a ideia agora é fazer umas brincadeiras com fotos. Brasília, cidade fotogênica com seus monumentos, suas retas e formas geométricas, também tem verde.

No Parque da Cidade, tirei fotos ao acaso, buscando a interação entre o brasiliense e seu parque mais conhecido.

A orientação era selecionar duas fotos, e alterá-las usando o Irfanview.

No começo, achei o programa meio sem graça. Uma tela escura, com botões básicos. Nem achei muito intuitivo, mal acostumado com as facilidades do Google e seu Picasa (basta clicar em "estou com sorte" que a foto já ganha um bom upgrade).

De início, também não vi vantagens em usar um programa que requer instalação quando tantos sites da Web 2.0 já oferecem ferramentas semelhantes.

Mas aí fui brincando, brincando, e sabe que até achei interessante? Primeiro, esqueça os botões. Pra usar devidamente o Irfanview, sem ter que ler vários tutoriais, é preciso ir direto ao ponto, clicar nas opções da barra de menu e ir experimentando.

Na primeira foto, a orientação era de cortar. Achei que ficou melhor, tirei um pouco do céu, marca registrada de Brasília, mas excessivo na imagem em avaliação.

Tirei também o meio-fio que aparecia na parte de baixo da foto, e também ficou melhor.

Mas senti a maior falta do botãozinho de "estou com sorte" do Picasa, que melhora automaticamente o contraste, e certamente teria deixado a imagem mais nítida. Tentei fazer isso com o Irfanview, mas não vi muita opção. Ou melhor, não soube fazer de forma automática, os comandos exigiriam um certo conhecimento técnico. Deixei como estava.

Na segunda foto, a ordem era redimensionar. Já usei sites como o Resizr, que faz isso fácil, fácil, sem ter que instalar nada no computador. Mas devo confessar que o Irfanview oferece muitas opções, inclusive simplesmente dobrar o tamanho, ou reduzir à metade. Fiquei com essa última opção, e o resultado está ao lado.

Pra terminar, uma última impressão sobre o Irfanview: ele parece mesmo carro da Volkswagen (alguém do curso chamou de "fusquinha" dos editores de imagem). É que o programa básico, aquele que é instalado, tem os recursos básicos (cortar, redimensionar, acrescentar alguns efeitos, por exemplo). Mas pra qualquer outra coisa que se queira, é preciso instalar algum plugin. Ou seja: o carro vem com pneus, volante, motor. Mas se quiser vidro elétrico, ar condicionado, ou até retrovisor do lado direito, aí é preciso solicitar como opcional (instalar plugins).

Nenhum comentário:

Postar um comentário